Gestão & Desenvolvimento de Convênios Públicos
Contratos de Repasse e Termos de Parceria
Abordagem contemplando a regulamentação pela Lei 13.019/2014, Decreto 11.531/2023, Portaria Conjunta MGI/MF/CGU 33/2023 e jurisprudência do Tribunal de Contas da União - TCU
Foco do Curso
Solicitação, formalização, execução, fiscalização, prestação de contas e fatos geradores da Tomada de Contas Especial
A Administração Pública federal, estadual e municipal têm experimentado constantes modificações em sua forma de atuar, geradas pela exigência de um Estado cada vez mais eficiente e descentralizado, pelas frequentes alterações legislativas e pelas demandas da nossa sociedade.
Essas demandas caracterizadas pelo atendimento das necessidades em suas diversas áreas (educação, saúde, assistência social, saneamento, alimentação, turismo, cultura e outras), impulsionou a condução de programas de governos de interesse recíproco entres os atores: União, Estados, Distrito Federal, Municípios, Organizações Não-Governamentais e entidades filantrópicas em regime de mútua cooperação, envolvendo, dentre outros fatores, a transferência de recursos financeiros para o alcance dos objetivos desses programas.
Nesse contexto é de fundamental importância o respeito e a observância às leis, regulamentos, princípios constitucionais e jurisprudência por parte do profissional integrante da estrutura dos órgãos e entidades que repassam os recursos como daqueles que os recebem.
Requer do profissional da área conhecimentos e prática específicos na gestão e desenvolvimento dos convênios e outros instrumentos, conduta impecável, transparência de seus atos, tudo objetivando garantir a boa, regular e efetiva aplicação dos recursos repassados em benefício da sociedade.
Além disso, enfrenta situações que fazem surgir a necessidade de apuração de responsabilidade por atos praticados. Deve adotar todas as medidas necessárias quando essas situações forem reveladoras, dentre outras, de dano ao Erário, sob pena de responsabilização solidária e demais sanções cabíveis.
Ao concluí-lo, certamente, o participante estará mais preparado a gerir a coisa pública de forma segura, correta, transparente, íntegra e, portanto, com maior probabilidade de prestar serviços que sejam de interesse da sociedade e mitigando os riscos de vir a ser responsabilizado administrativa, civil e penalmente pela prática de seus atos.
Objetivo do Curso
O objetivo geral do curso é proporcionar aos participantes conhecimentos técnicos e práticos sobre todas as fases em que se desenvolvem os convênios e instrumentos congêneres celebrados entre a União e os Estados, Distrito Federal, Municípios, organizações não governamentais (ONG's) e entidades filantrópicas, sindicatos, associações, clubes e demais entidades sem fins lucrativos, a fim de contribuir para que os recursos repassados tenham boa e regular aplicação nos moldes estabelecidos pela legislação em vigor e pela jurisprudência do Tribunal de Contas da União (TCU).
O conteúdo do treinamento aborda as melhores práticas visando assegurar a efetividade na aplicação dos recursos públicos, além de brindar o participante com o procedimento de apuração e de julgamento (ou apreciação) do processo pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Inclui a desafiadora tarefa de construir a matriz de responsabilização.
CARGA HORÁRIA
O treinamento será desenvolvido on line ou presencial, com carga horária mínima de 16 (dezesseis) horas. Há a possibilidade de inclusão de oficinas práticas pós-curso, em uma perspectiva de curso-consultoria, no interesse dos demandantes.
PÚBLICO ALVO
Servidores, gerentes, diretores, técnicos, coordenadores, assessores, advogados, consultores jurídicos, auditores e membros do controle interno, fiscais e gestores de convênios, comissão de acompanhamento e avaliação, especialistas e demais responsáveis pela gestão de convênios e demais parcerias envolvendo a utilização de recursos federais.
PRINCIPAIS TÓPICOS DO PROGRAMA
Características definidoras dos convênios, contratos de repasse e termos de parceria; etapas preparatórias à celebração; celebração e formalização do instrumento; execução dos convênios, contratos de repasse e termos de parceria; fiscalização e controle; prestação de contas; responsabilidade e sua abordagem jurídica; avaliação dos elementos da responsabilização; Tomada de Contas Especial (TCE).
PALESTRANTES
Ismar Barbosa Cruz & Alexandre Valente Xavier.