Gestão de Riscos no Setor Público Brasileiro
Foco Principal
Implementar a boa governança baseada numa gestão eficiente de riscos para maximizar resultados na administração pública
Fazer mais e melhor, com menos recursos, e correndo menos riscos! Esse é o desafio da Administração Pública em um cenário que apresenta a necessidade de entrega de melhores serviços ao cidadão aliada ao aprimoramento da eficiência organizacional.
A matéria tornou-se de tamanha relevância no cenário brasileiro atual face às inovações legais que dispõem sobre a política de governança da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. As novas diretrizes dão especial importância à necessidade da implantação de uma gestão de riscos eficaz.
Este treinamento destina-se à capacitação técnica e gerencial dos servidores públicos que atuam ou pretendem agir com numa gestão por resultados na Administração Pública, gerenciando as ameaças inerentes às suas atividades, de forma a precaver, mitigar ou compensar eventuais danos às suas atividades.
Por que a Gestão de Riscos é Fundamental?
A crescente complexidade da administração pública e as constantes mudanças no ambiente regulatório exigem uma abordagem proativa na identificação e tratamento de riscos. Uma gestão de riscos eficaz não apenas protege a organização de perdas, mas também identifica oportunidades de melhoria.
Organizações que implementam práticas sólidas de gestão de riscos demonstram maior capacidade de adaptação, melhor desempenho operacional e maior confiança por parte dos stakeholders e da sociedade.
Durante sua realização, além da apresentação teórica dos conceitos e de melhores práticas utilizadas por organizações em estágios mais avançados, os alunos serão estimulados a refletir sobre a normatização da gestão de riscos, internamente às suas organizações, contemplando as principais regras a serem observadas para a implementação da governança na organização.
Metodologia do Curso
- Apresentação teórica fundamentada em melhores práticas
- Análise de casos reais de organizações públicas
- Reflexões sobre normatização interna da gestão de riscos
- Exercícios práticos de identificação e avaliação de riscos
- Dinâmicas participativas e discussões em grupo
- Orientações para implementação na organização do participante
Objetivos do Curso
Espera-se que, ao final do curso, os participantes dominem o conhecimento teórico e prático para auxiliar a organização na efetiva implantação dos resultados esperados pela sociedade, baseado na efetividade de sua gestão de riscos.
Os participantes estarão aptos a desenvolver e implementar sistemas de gestão de riscos adequados às especificidades de suas organizações, promovendo uma cultura de gestão preventiva e orientada para resultados.
Benefícios Esperados
Otimização de recursos e processos através da gestão preventiva
Implementação de práticas alinhadas aos melhores padrões
Prevenção e mitigação de riscos que podem causar danos
Processos mais claros e prestação de contas mais efetiva
CARGA HORÁRIA
O treinamento será desenvolvido on line ou presencial, com carga horária mínima de 16 (dezesseis) horas. Há a possibilidade de inclusão de oficinas práticas pós-curso, em uma perspectiva de curso-consultoria, no interesse dos demandantes.
PÚBLICO-ALVO
Gestores públicos e ordenadores de despesa; Dirigentes dos níveis estratégico e tático de organizações públicas; Servidores públicos que atuam nas áreas de governança, gestão ou planejamento institucional; Servidores públicos que atuam com base em entrega de resultados; Servidores Públicos que elaboram planos setoriais ou planos de ação de sua unidade; Assessores de autoridade e consultores jurídicos; Profissionais de auditoria, do controle interno e do controle externo; Analistas e técnicos judiciários; Profissionais que se interessam pelo tema "Gestão de Riscos".
PRINCIPAIS TÓPICOS DO PROGRAMA
Introdução à Gestão de Riscos no Setor Público, Identificação de Riscos, Avaliação de Riscos, Mitigação de Riscos, Gestão de Riscos e Tomada de Decisão, Governança e Cultura de Riscos.
PALESTRANTES
Ismar Barbosa Cruz & Alexandre Valente Xavier.